Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Procura-se: EUA oferecem 10 milhões de dólares por terrorista

No topo da lista estão o líder da Al Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, e do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, que valem 25 milhões de dólares cada um

Por Da redação
10 Maio 2017, 20h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O chefe da Frente Al-Nusra, Abu Mohammad al-Jolani
    Abu Mohammad al-Julani, chefe do grupo terrorista Frente da Conquista do Levante (Handout/Al-Manara Al-Baydaa/Reprodução)

    Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira uma recompensa de 10 milhões de dólares por informação que leve à identificação ou localização de Abu Mohammad al-Julani, líder da Frente da Conquista do Levante, antiga filial síria do grupo terrorista Al Qaeda.

    É a primeira vez que o Programa Recompensas por Justiça, subordinado ao Departamento de Estado americano, oferece prêmio por um integrante desse grupo.

    Al-Julani passa a figurar na lista de terroristas mais procurados dos Estados Unidos, onde compartilha espaço com o líder da Al Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, e do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi. Os dois ocupam o topo da lista e, por cada um, Washington promete 25 milhões dólares.

    O Departamento de Estado já havia imposto sanções à Al-Julani em 2013 ao incluí-lo no rol de terroristas, o que resultou no bloqueio de todos seus bens em jurisdição americana e na proibição de fazer transações vinculadas aos Estados Unidos.

    Continua após a publicidade

     

    Ataques

    A Frente da Conquista do Levante, anteriormente conhecida como Frente Al Nusra, anunciou em julho de 2016 a mudança de nome e disse que se desvinculava da Al Qaeda. O Departamento de Estado, no entanto, continua considerando o grupo terrorista como parte Al Qaeda, dada a lealdade que Al-Julani expressou em 2013 a seu máximo dirigente, Al-Zawahiri.

    Continua após a publicidade

    “Sob a liderança de Al-Julani, a Frente Al Nusra fez múltiplos ataques terroristas em toda a Síria, frequentemente contra civis”, disse o Departamento de Estado em comunicado.

    O documento aponta que em abril de 2015 o grupo supostamente sequestrou e depois libertou cerca de 300 civis curdos e, em junho desse mesmo ano, assumiu a responsabilidade pelo massacre de 20 residentes em Qalb Lawzeh, na Síria.

     (com EFE)

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.