Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Príncipe Philip é internado para cirurgia no abdômen

Duque de Edimburgo deverá ficar pelo menos duas semanas no hospital

O príncipe Philip, marido da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, foi internado nesta quinta-feira para ser submetido a uma cirugia exploratória na região do abdômen, segundo um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham. O duque de Edimburgo deverá ficar duas semanas no hospital. A internação ocorreu pouco depois de uma festa organizada pela rainha nos jardins do palácio. A rede britânica BBC informou que a cirurgia deverá ser realizada nesta sexta.

Philip, que completará 92 anos na próxima segunda, deixou de participar de um evento social no início desta semana, porque passou mal. Mas depois, ele foi liberado para comparecer à cerimônia de 60º aniversário da coroação da rainha Elizabeth II. A BBC informou ainda que o príncipe foi submetido a exames abdominais na última semana, sem que a informação fosse divulgada.

Uma porta-voz do palácio declarou que Philip “está em boa saúde” e que “novas informações serão disponibilizadas no momento apropriado”. Nos últimos anos, o príncipe foi internado várias vezes e deixou de comparecer a alguns eventos importantes, como a cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos, em agosto do ano passado, por problemas de saúde. Á época, ele se recuperava de uma infecção na bexiga. Depois disso, ele também não pôde comparecer a algumas cerimônias importantes da comemoração do jubileu de diamante da rainha.

Ele se casou com Elizabeth II em novembro de 1947, na Abadia de Westminster, cinco anos antes de ela ser coroada rainha. O casal têm quatro filhos – Charles, o primeiro na linha de sucessão, Anne, Andrew e Edward – que lhes deram um total de oito netos – incluindo William, o segundo na linha de sucessão ao trono, e Harry.