Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Príncipe Harry, sem proteção policial, diz temer pela segurança da Rainha

Neto da monarca, que abdicou das funções da realeza em 2020, busca direito de ter seguranças pessoais no Reino Unido

Por Da Redação
Atualizado em 20 abr 2022, 19h28 - Publicado em 20 abr 2022, 16h06

O príncipe Harry afirmou ainda existirem problemas de segurança após viagem ao Reino Unido para ver a rainha Elizabeth II, na semana passada. Desde que abdicou das funções da realeza, em 2020, o neto da monarca enfrenta uma disputa com o governo sobre o direito de receber proteção policial quando estiver em solo britânico.

Em entrevista à NBC News, o príncipe comentou sua recente visita ao disse Castelo de Windsor em sua primeira viagem ao Reino Unido em 2022. Ele afirmou que um dos objetivos da viagem era o de garantir que a rainha estivesse “protegida”.

“Estou apenas me certificando de que ela esteja protegida e tenha as pessoas certas ao seu redor”, disse Harry.

Questionado sobre sua presença nas celebrações de Jubileu de Platina da rainha Elizabeth – evento que marca os 70 anos da monarca no trono britânico –, o nobre demonstrou vontade de participar da comemoração, mas disse que ainda enfrenta “questões de segurança”, indicando que a possibilidade voltar a morar no país ainda é remota.

“Para mim, lar agora é, por enquanto, os Estados Unidos”, declarou o príncipe.

Continua após a publicidade

O neto da rainha Elizabeth e sua esposa Meghan Markle deixaram os deveres reais em 2020 para fazer carreira em Los Angeles. O casal anunciou sua decisão em uma entrevista dada à apresentadora Oprah Winfrey no ano passado e a notícia causou alvoroço na família real. 

Desde então, o neto da rainha tem reivindicado ao governo britânico seu direito de proteção policial. Os advogados de Harry afirmam que o príncipe não está recebendo o nível de segurança que precisa.

“Na ausência de tal proteção, o príncipe Harry e sua família não podem voltar para casa”, disseram os advogados do príncipe.

+ Príncipe Harry reencontra família real após mais de um ano

Continua após a publicidade

Um comunicado da assessoria de Harry citou um incidente em julho de 2021, em que supostamente sua segurança havia sido comprometida ao sair de um evento de caridade devido à falta de proteção policial.

Questionado sobre a declaração, um porta-voz do governo disse que o sistema de segurança do Reino Unido era “rigoroso e proporcional” e que seria “inapropriado” comentar em detalhes sobre quaisquer procedimentos legais.

Os representantes de Harry afirmam que o governo decidiu que o príncipe não deve receber proteção policial quando estiver em solo britânico, mesmo que ele mesmo ele cubra os custos financeiros da equipe de segurança.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.