Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Príncipe Harry joga vôlei de praia e rugby com jovens do Rio de Janeiro

(Atualiza com mais atividades do príncipe).

Rio de Janeiro, 10 mar (EFE).- O príncipe Harry jogou vôlei de praia e rugby neste sábado com jovens do Rio de Janeiro e participou de uma corrida, eventos esportivos que fazem parte da agenda de sua visita de três dias ao Brasil.

Harry começou o dia participando de uma corrida no Aterro do Flamengo, na qual deu a largada e correu junto aos atletas amadores que disputavam a prova.

A corrida ‘Sport Relief’, de 1,6 quilômetro, reuniu crianças e jovens de ONGs, além de portadores de deficiências físicas, estudantes e esportistas paraolímpicos, assim como alguns atletas que estarão nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

O príncipe chegou escoltado por uma caravana de dez veículos e após terminar a corrida conversou com os participantes.

Na sequência, Harry assumiu o papel de professor de rugby, esporte que pratica com frequência em seu país e sobre o qual falou com os jovens do projeto ‘Rio Rugby’. A modalidade retornará ao ciclo olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, após quase um século fora da competição.

Em seguida, Harry passou de professor a aluno e recebeu aulas de vôlei de praia, que estavam a cargo de ex-jogadores brasileiros da modalidade como Adriana Behar, Jackie Silva, Carlão e Pará, e participou de uma partida de exibição ao lado de crianças e adolescentes do projeto social ‘Viva Vôlei’, liderado pelos ex-esportistas.

O príncipe participou do jogo vestindo uma camiseta da seleção brasileira com o número ’11’, que é usada por Neymar.

Depois dos eventos protagonizados pelo membro da família real britânica, autoridades do Brasil e Reino Unido assinaram uma carta conjunta dirigida ao Comitê Olímpico Internacional (COI), na qual pedem que os jogos escolares passem a fazer parte do calendário olímpico, fomentando a prática de esportes entre as crianças desde cedo.

O documento foi assinado pelo ministro de Esportes, Aldo Rebelo, e o titular da mesma pasta no Reino Unido, Jeremy Hunt.

O filho mais novo do príncipe Charles visitou também neste sábado o Complexo do Alemão. Na comunidade, o Harry subiu no palco no qual o cantor Diogo Nogueira se apresentou e cumprimentou o público com algumas palavras em português.

Já na vizinha favela da Vila Cruzeiro, pouco antes da chegada do príncipe ao Complexo do Alemão, policiais que patrulhavam o setor foram recebidos a tiros por supostos traficantes, mas o incidente não teve maiores proporções segundo reportaram as autoridades.

Na sexta à noite, Harry foi recebido por passistas de uma escola de samba do Rio de Janeiro no Pão de Açúcar, para onde se dirigiu para lançar uma campanha mundial de promoção do Reino Unido no exterior, ‘Great’.

A iniciativa procura otimizar o potencial econômico do Reino Unido através dos grandes eventos que abrigará este ano, como os Jogos Olímpicos de Londres e o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II.

A visita do príncipe tem também como objetivo ampliar as relações do Reino Unido com o Brasil.

Harry encerrará suas atividades no Brasil no domingo, dia em que disputará em Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo, uma partida de polo da The Sentebale Royal Salute Polo Cup, criada no ano passado para arrecadar fundos para órfãos e crianças em situação vulnerável de Lesoto.

A equipe que lidera, Sentebale, jogará contra o St. Regis, que tem à frente o argentino Nacho Figueras. EFE