Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeira nevasca do ano atinge EUA e cancela 2 mil voos

Tempestade de inverno cobriu Nova York com uma grossa camada de neve

A primeira grande nevasca do ano atingiu o nordeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira, trazendo uma grossa camada de neve para as ruas de cidades como Nova York, Chicago e Boston e provocando o cancelamento de milhares de voos no país. Os governadores de Nova York e Nova Jersey declararam estado de emergência na quinta-feira. A primeira grande tempestade de inverno em 2014, que está sendo chamada de “Hércules” pela imprensa americana, levou muito frio e vento numa faixa que ia do baixo vale do Mississippi à costa atlântica, com quase 60 centímetros de neve caindo em algumas áreas de Massachusetts.

A nevasca representa o primeiro grande desafio do novo prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Há décadas prefeitos enfrentam problemas políticos por causa disso. As autoridades deveriam interditar estradas ao sul da cidade de Albany e a leste de Nova York, onde a precipitação de neve deve chegar a 20 centímetros nesta sexta-feira. Na manhã de sexta-feira, um pouco mais de 8 centímetros já se acumulavam no Central Park. “Esta é a primeira de muitas vezes que eu direi: ‘Por favor, fiquem em casa. Não fiquem nos seus carros. Se vocês não precisarem sair, por favor não saiam'”, disse De Blasio após a sua primeira reunião de gestão de emergências.

Boston – Moradores de Boston também enfrentam mais de 30 centímetros de neve acumulada na manhã de sexta-feira, e o Aeroporto Internacional Logan informou que até um quarto dos voos programados foram cancelados na tarde e noite de quinta-feira. Ao todo, quase 2.500 voos foram cancelados nos EUA, e outros 7.000 tiveram atrasos. Os aeroportos mais afetados foram o O’Hare (Chicago) e o Liberty (Newark, perto de Nova York), segundo o site Flight Aware, que monitora voos.

Os três principais aeroportos da Grande Nova York se preparam para acomodar passageiros retidos. Os governadores de Nova York, Andrew Cuomo, e Nova Jersey, Chris Christie, dispensaram funcionários não essenciais de trabalharem na sexta-feira nas repartições públicas. As escolas de Hoboken e Jersey City, em Nova Jersey, estão fechadas na sexta-feira.

De acordo com a rede BBC, na cidade de Boxford, ao norte de Boston, a neve acumulada já atingiu 53 centímetros de altura. A tempestade de inverno também afetou o Canadá, que registrou temperaturas de 26 graus negativos em Montreal e Winnipeg. Meteorologistas estimam que a nevasca possa piorar ainda mais durante a madrugada e a manhã e muitas escolas da região já anunciaram que não vão abrir as portas nesta sexta-feira.

“Nós vamos ver muita neve e muito vento”, resumiu Jason Tuell, do Serviço Nacional de Meteorologia americano. No Brasil, a TAM anunciou que dois voos com destino a Nova York, um de São Paulo e um do Rio, foram adiados da noite de quinta para as 6h de sexta por causa da nevasca. Autoridades americanas também decidiram fechar algumas estradas nas áreas mais afetadas pela tempestade para evitar acidentes.