Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Presidente eleito do Irã descarta reunião com Biden

Por outro lado, Ebrahim Raisi demonstrou apoio a conversas entre Teerã e seis potências mundiais para reviver acordo nuclear de 2015, abandonado pelos EUA

Por Da Redação Atualizado em 21 jun 2021, 12h43 - Publicado em 21 jun 2021, 12h35

Em sua primeira entrevista coletiva como presidente eleito do Irã, o clérigo e chefe do Judiciário Ebrahim Raisi afirmou nesta segunda-feira, 21, que não se encontraria com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mesmo que as sanções americanas fossem suspensas, uma de suas exigências. Apesar disso, demonstrou apoio a conversas entre Teerã e seis potências mundiais para reviver um acordo nuclear de 2015, abandonado unilateralmente durante governo do ex-presidente americano Donald Trump.

Durante sua fala, Raisi também elencou a relação com os vizinhos do Golfe Árabe como prioridade em sua política externa, pedindo para a Arábia Saudita, rival regional, cessar imediatamente sua intervenção no Iêmen.

Os dois países travam há décadas guerras por procuração em países do Oriente Médio e romperam relações em 2016. Em abril, para conter tensões, os dois iniciaram negociações no Iraque e, nesta segunda-feira, Raisi afirmou que reabertura da embaixada saudita não seria um problema para o Irã, em um sinal de avanço para as alianças regionais.

No sábado, o juiz de 60 anos foi declarado o vencedor da eleição, marcada por falta de oposição e presença de quatro candidatos majoritariamente conservadores. A vitória de Raisi, no entanto, dificilmente mudará a postura do país em questões internacionais de peso, à medida que o aiatolá Ali Khamenei tem a palavra final nas principais políticas.

Continua após a publicidade

O início da corrida eleitoral foi marcado também por controvérsia, porque o Conselho dos Guardiães, órgão responsável por aprovar as candidaturas, rejeitou vários candidatos proeminentes dos setores reformista e moderado, como Ali Larijani, ex-presidente do Parlamento. A participação de eleitores foi a menor desde a fundação da República Islâmica, em 1979, chegando a apenas 48,8%.

Prestes a se tornar em agosto o oitavo presidente do país, quando assumir o cargo deixado por Hassan Rouhani, Raisi chega à presidência em meio a negociações indiretas, e turbulentas, de Teerã com os Estados Unidos em Viena com foco em salvar o acordo nuclear.

Sob Trump, Washington abandonou unilateralmente o pacto e retomou sanções e, em resposta, Teerã violou os termos sobre enriquecimento de urânio, embora negue qualquer ambição de desenvolvimento de armamentos nucleares.

Continua após a publicidade

“Apoiamos as negociações que garantem nossos interesses nacionais (…) Os Estados Unidos deveriam imediatamente retornar ao acordo e cumprir suas obrigações sob o pacto”, afirmou, em relação à imposição de sanções.

Perguntado então se, caso as sanções fossem retiradas, se encontraria com o presidente Biden, Raisi respondeu: “Não”.

O próprio presidente eleito é alvo de sanções americanas por acusações de envolvimento em assassinatos extrajudiciais de prisioneiros políticos em 1988. Como juiz, ele teria autorizado mortes e torturas, segundo denúncias de dissidentes e investigações internacionais.

Continua após a publicidade

Perguntado sobre as acusações de grupos de direitos humanos, respondeu: “Se um juiz, um procurador que defendeu a segurança do povo, ele deveria ser louvado”. “Tenho orgulho de ter defendido os direitos humanos em todos os cargos que ocupei até o momento”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.