Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente desviou 468 milhões de dólares em ajuda

Jornal inglês denuncia fraude em doações feitas em 2005, quando terremoto atingiu o país

O jornal britânico Daily Telegraph denuncia que foram desviados 468 milhões de dólares em ajuda enviados ao Paquistão após o terremoto que devastou o noroeste do país em 2005. A ajuda nunca teria chegado ao Escritório para a Reconstrução e a Reabilitação, criado para construir escolas, hospitais e estradas. Segundo funcionários do governo citados de maneira anônima pelo jornal, o desvio teria sido feito pelo presidente paquistanês, Asif Ali Zardari.

O episódio limitaria a generosidade dos países doadores neste momento em que as inundações afetam entre 14 e 20 milhões de pessoas no país. O líder opositor paquistanês, Nawaz Sharif, afirmou à publicação: “Há certa reticência. As pessoas, inclusive aqui no país, não doam tão generosamente como poderiam porque não têm certeza de que o dinheiro será gasto de maneira honesta.”

Segundo o Daily Telegraph, o governo do Paquistão reduziu o orçamento do Escritório para a Reconstrução e Reabilitação em 2009 e 2010. O ministro das Finanças do país, Salman Siddiq, nega o corte.

(Com Agência France-Presse)