O presidente da China, Xi Jinping, chegou nesta terça-feira, 10, em Wuhan, em sua primeira visita ao local apontado como epicentro da epidemia do novo coronavírus, que já matou mais de 4 mil pessoas no planeta.
Xi chegou à capital da província de Hubei para “uma inspeção das medidas de prevenção de epidemias” em toda a região, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.
Em Wuhan, Xi Jinping se reunirá com o pessoal médico da linha de frente, militares, voluntários, policiais, pacientes e moradores.
Nesta terça-feira, a China registrou apenas 19 novos casos do coronavírus, o menor número desde que o governo começou a informar sobre as infecções, no dia 21 de janeiro, segundo a Comissão Nacional de Saúde.
Todas as novas infecções ocorreram em Wuhan, exceto por duas pessoas que chegaram de outra nação. Isto significa que não houve casos de contágio local no restante do país.
A Comissão informou ainda 17 novas mortes, todas na província de Hubei, elevando a 3.136 o número total de óbitos na China. Ao menos 80.750 pessoas foram infectadas na China, um quadro que motivou a adoção de medidas sem precedentes para controlar a epidemia.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinalou na segunda-feira, 9, que mais de 70% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus na China já se recuperaram, e que o país está “controlando sua epidemia”.
A maioria dos 16 hospitais de campanha abertos em Wuhan já foram fechados, e os dois últimos em funcionamento devem suspender seus trabalhos nesta terça.