Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Premiê britânico organiza reunião para discutir racismo no futebol inglês

Londres, 12 fev (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, receberá nesta semana representantes do mundo do futebol para falar sobre o racismo no esporte, no qual ultimamente aconteceram vários polêmicos incidentes entre atletas.

Segundo o jornal ‘The Sunday Telegraph’, Cameron se reunirá em sua residência oficial em Londres com diretores da Federação Inglesa de Futebol (FA) e representantes de jogadores, em uma tentativa de limpar a reputação do esporte mais popular do país.

De acordo com o periódico, há no Governo o temor que os últimos incidentes de racismo, nos quais estiveram envolvidos o atacante Luis Suárez, do Liverpool, e o zagueiro John Terry, do Chelsea, prejudiquem a imagem do Reino Unido às vésperas dos Jogos Olímpicos.

Suárez, que cumpriu oito partidas de suspensão por insultar o francês Patrice Evra, do Manchester United, se negou a cumprimentar o lateral-esquerdo no reencontro entre os dois, neste sábado, num episódio que repercutiu negativamente em todo o mundo e levou o uruguaio a se desculpar.

Por sua vez, Terry será julgado em julho deste ano por supostamente ter insultado Anton Ferdinand, do Queen Park Rangers, durante uma partida pelo Campeonato Inglês em 23 de outubro do ano passado.

À espera do desfecho do caso, Terry foi destituído do posto de capitão da seleção da Inglaterra, decisão que nesta semana fez com que o técnico Fabio Capello pedisse demissão do ‘English Team’.

Além disso, vários torcedores foram detidos nas últimas semanas por entoarem cânticos racistas em público ou escrevem comentários do tipo contra jogadores nas redes sociais. EFE