Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Premiê Abdoul Mbaye forma Governo com 25 membros

Dacar, 4 abr (EFE).- O primeiro-ministro senegalês, Abdoul Mbaye, formou nesta quarta-feira seu Governo com 25 membros com o qual pretende tornar realidade o compromisso do novo presidente, Macky Sall, de proporcionar melhor nível de vida à população.

Importantes personalidades da oposição ao ex-presidente Abdoulaye Wade integram o Executivo, em sua maioria de filiados a Aliança para a República (APR), liderado por Sall.

O famoso cantor Youssou Ndour, cuja candidatura às eleições presidenciais foi invalidada pelo Conselho Constitucional, entra no Governo como titular de Cultura e Turismo.

No Ministério do Interior, encarregado da política interna do país, estará Mbaye Ndiaye, enquanto Alioune Badara Cissé ocupará do Ministério das Relações Exteriores.

A pasta de Economia e Finanças será ocupada por Amadou Kane, a quem como banqueiro e economista caberá a missão de sanear as finanças públicas e restabelecer a confiança dos investidores e as provedores de fundos.

Augustin Tine será o ministro das Forças Armadas e Ibrahima Sall da Educação, um setor paralisado há quatro meses por uma greve dos sindicatos que ameaça invalidar o ano letivo nas universidades e no Ensino Médio.

O Governo Mbaye conta com seis mulheres: Awa Marie Coll-Seck (Saúde e Ação Social), Aminata Touré (Justiça), Mata Sy Diallo (Comércio, Indústria e Artesanato), Aminata Mbengue Ndiaye (Pecuária), Khoudia Mbaye (Urbanismo e Habitação) e Mariama Sarr (Mulheres e Crianças).

Outro membro importante do Governo é Haidar Ali, de origem libanesa e uma figura emblemática do movimento ecologista, nomeado titular de Ecologia e Proteção da Natureza. EFE