Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Posse de Dilma deverá ter presença de cinco presidentes latinos

Os presidentes do Chile, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Costa Rica irão prestigiar a cerimônia. Vice-presidente dos EUA também confirmou presença

Por Da Redação 30 dez 2014, 11h58

Os presidentes de Chile, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela e delegações de outros 70 países comparecerão à cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, em Brasília, nesta quinta-feira. Fontes oficiais consultadas nesta terça-feira afirmaram que os presidentes do Chile, Michele Bachellet; Paraguai, Horacio Cartes; Uruguai, José Mujica; e Venezuela, Nicolás Maduro, chegarão no dia 1º de janeiro, pouco antes da cerimônia, enquanto o costarriquenho Luis Guillermo Solís é esperado amanhã.

Mujica viajará para Brasília acompanhado pelo presidente eleito e sucessor, Tabaré Vázquez, que tomará posse a partir do dia 1º de março. A única governante dos países do Mercosul que não comparecerá ao ato será a argentina Cristina Kirchner, que sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo e por esse motivo será representada pelo vice-presidente, Amado Boudou.

Leia também

Com fratura no tornozelo, Cristina Kirchner não virá à posse de Dilma

Da mesma maneira, a China, um dos principais parceiros comerciais e políticos do governo brasileiro, confirmou a presença do vice-presidente, Li Yuanchao. O primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, também estará presente e aproveitará a viagem para tratar assuntos relacionados à venda de 36 caças Grippen NG à Força Aérea Brasileira.

Segundo fontes oficiais, o “desconforto da data” (Réveillon) e o fato de se tratar de “um governo que continua” levou muitos países a diminuir o nível de representação habitual em cerimônias de posse. Segundo a programação oficial, o ato de posse começará às 14h30 (de Brasília) e se encerrará quatro horas depois com um coquetel oferecido por Dilma às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

(Com agência EFE)

Continua após a publicidade

Publicidade