Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Por proximidade do furacão Sandy, Nova York suspende serviços de transporte público

Trens, metrôs e ônibus vão parar de funcionar a partir das 19 horas deste domingo e devem voltar ao normal na segunda-feira

A cidade de Nova York vai suspender os serviços de metrô, ônibus e trem a partir das 19 horas deste domingo (horário local), afirmou o governador do estado, Andrew Cuomo. Os parques públicos foram fechados nesta tarde. A decisão foi tomada após o Centro Nacional de Furacão (NHC, sigla em inglês) ter anunciado que o furacão Sandy, que deixou 61 mortos no Caribe, deverá atingir parte da costa leste dos Estados Unidos. Segundo informou o órgão, o fenômeno pode causar fortes ventos e inundações perigosas, provavelmente em uma região compreendida entre Delaware e Nova York ou Nova Jersey.

Leia também:

Furacão Sandy recupera força e segue para os EUA

Número de vítimas de Sandy sobe para 41 no Caribe

“Se o furacão mudar de caminho e se afastar, muito bom. Mas se isso não acontecer, temos que estar preparados”, disse Cuomo em entrevista coletiva. Segundo o americano, os serviços devem retomar suas operações cerca de 12 horas após o término da tempestade, na parte da manhã da próxima segunda-feira. De acordo com a Autoridade de Transporte Metropolitano da Cidade de Nova York as ferrovias de Long Island e Metro-North devem iniciar o trajeto de seus últimos trens às 19 horas. As estações vão fechar após a passagem dos últimos trens.

Aeroportos – A chegada iminente do furacão Sandy à costa americana também provocou o cancelamento de centenas de voos na região. Apesar disso, o aeroporto de Nova York deve permanecer aberto, mas as autoridades do país advertiram os passageiros sobre possíveis problemas causados pelo fenômeno.

O furacão Sandy, que avança pelo Atlântico, é classificado como de categoria um na escala Saffir-Simpson, que vai até cinco, de acordo com o NHC. Tempestades tropicais e fortes ventos, impactos causados pela proximidade do furacão, já atingiram a Carolina do Norte na manhã neste domingo. Com isso, o nível do mar da região aumentou, provanco inundações no litoral do estado.

(Com agências Reuters e France-Presse)