Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Plebiscito irlandês sobre tratado europeu registra baixa participação

Dublin, 31 mai (EFE).- O índice de participação no plebiscito irlandês sobre a ratificação do novo tratado da União Europeia (UE) se situava no início da votação desta quinta-feira em torno de 10%, na maioria das 43 circunscrições do país.

Os colégios eleitorais permanecerão abertos até as 18h (de Brasília) para facilitar a alta afluência às urnas dos pouco mais de três milhões de irlandeses com direito a voto.

As últimas pesquisas outorgavam ao ‘sim’ um apoio de 39% e ao ‘não’ 30%, enquanto outro 22% do eleitorado se declarava indeciso e 9% não tinha intenção de comparecer às urnas nesta consulta popular, cujo resultado não influirá na entrada em vigor do acordo comunitário, que só precisa do respaldo de 12 países-membros da UE.

O governo e seus aliados durante a campanha do plebiscito – os principais partidos da oposição, alguns sindicatos, a patronal e outros agentes sociais – confia em conseguir uma participação em torno de 60% ou superior.

Segundo os analistas, um alto índice de abstenção beneficia, em princípio, aos detratores do documento, representados pelo Sinn Féin, deputados independentes e a Aliança da Esquerda Unida. EFE