Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Plano Árabe: Damasco anuncia acordo mas Liga Árabe aguarda resposta

A Síria anunciou nesta terça-feira ter chegado a um acordo com a Liga Árabe sobre um plano para sair da crise, mas a organização ainda não recebeu uma resposta formal de Damasco sobre suas propostas.

O governo sírio “e a Liga Árabe entraram em acordo sobre um documento final acerca da situação na Síria e o anúncio oficial será feito na sede central da Liga Árabe”, na quarta-feira, informou a rádio estatal síria.

Mas o subsecretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Ben Helli, informou que as autoridades sírias ainda não comunicaram sua resposta ao plano destinado a acabar com a violência na Síria.

“O secretário-geral da Liga Árabe ainda não recebeu uma resposta oficial da Síria para o documento entregue pelo comitê ministerial” no domingo, declarou Ben Helli no Cairo, sede da Liga.

“Segundo minhas informações, a delegação síria dará sua resposta oficial amanhã (quarta-feira) durante a reunião” extraordinária do Conselho da Liga Árabe.

No domingo, uma delegação da Liga, liderada pelo Qatar, reuniu-se em Doha com o ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, para apresentar um plano que prevê o fim “imediato” da violência, a retirada dos tanques das ruas da Síria e um diálogo com a oposição no Cairo.

O plano árabe prevê o “fim imediato” da violência e a “retirada dos tanques” para “transmitir uma mensagem tranquilizadora às ruas”, explicou à AFP o líder da organização, Nabil al Arabi.

A medida também estipula “o início de um diálogo nacional, no Cairo, entre os líderes da oposição e do regime”, revelou Arabi.