Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pior que Temer: Trump comete mais uma gafe geográfica

Presidente que não é presidente, a Bélgica é cidade, Paraguai vira Portugal e Paris fica na Alemanha. Qual mandatário cometeu mais erros no mapa?

“Vou dizer a vocês que eu passei pelo Texas, Florida, Louisiana e fui até Porto Rico e conheci o presidente das Ilhas Virgens”, disse o presidente americano Donald Trump no discurso em Washington, nesta sexta-feira.

O problema: as Ilhas Virgens, um arquipélago no Caribe, são parte do território americano. Logo, o presidente das Ilhas Virgens não é o governador, Kenneth Mapp, mas Trump.

Por sorte, Trump elogiou o presidente do arquipélago, embora só tenha gerado mais confusão: “as Ilhas Virgens e o presidente das Ilhas Virgens, são pessoas maravilhosas que estão sofrendo muito. E nós estaremos lá, realmente vamos estar lá, não é uma questão de escolha.”

A imprensa americana percebeu o erro e chegou a questionar a Casa Branca por um comentário. O governo não se pronunciou, mas corrigiu o erro de Trump na transcrição oficial do discurso.

Entre as outras gafes geográficas de Trump estão ele ter dito que a Bélgica é uma linda cidade e que o Marrocos é, basicamente, México. Em um tuíte, pareceu acreditar que Paris fica na Alemanha: “Homem atingido por tiro dentro de delegacia de Paris (…). A Alemanha hoje é uma total bagunça – crime grande. Fique esperto!”.

 

O presidente brasileiro Michel Temer também coleciona pérolas no mapa. Já chamou Paraguai de Portugal, durante um brinde ao presidente paraguaio Horácio Cartes, em agosto:

“Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública no país se volte para a integração latino-americana de nações. Fazemos isso, em primeiro lugar, pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal”.

Em uma nota do Planalto, a Rússia foi chamada de República Socialista Federativa Soviética da Rússia.  Em visita à Noruega, enviou saudações ao rei da… Suécia.

Veja também
Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Evandro César Alvarenga

    Os dois se merecem, mas Temer consegue ser campeão… das gafes hilárias (e constrangedoras).

    Curtir

  2. É a Dilma fazendo escola………

    Curtir

  3. Mais hilário, só o Lula dando disc’urso completamente bêbado.

    Curtir

  4. Roberto Leone

    matéria esdruxula, onde a dilmanta é campeã disparada.

    Curtir