Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Piada com cabelo de Kim Jong-un vira incidente diplomático em Londres

Coreia do Norte envia carta à chancelaria britânica. Cartaz bem-humorado segue atraindo curiosos e clientes em salão de cabeleireiro londrino

Um cartaz de um salão de Londres que fazia piada com o penteado do ditador norte-coreano Kim Jong-un ameaça virar um incidente diplomático depois que Pyongyang enviou uma carta de protesto a Londres. “Recebemos uma carta da embaixada da República Popular da Coreia do Norte e a responderemos no tempo devido”, informou o Foreign Office (o equivalente britânico ao Ministério das Relações Exteriores) nesta quinta-feira.

A carta é o episódio mais recente da disputa, que começou quando funcionários da embaixada da Coreia do Norte exigiram que o salão de Londres retirasse um anúncio que fazia piada com o penteado de Kim Jong-un. No cartaz, Kim aparece com seu penteado peculiar – dividido no meio com a parte inferior raspada – e a legenda: “Penteado ruim? 15% de desconto em todos os cortes de cabelo para homens durante o mês de abril”.

A polícia britânica precisou entrar em ação diante a presença dos funcionários da embaixada, localizada a dez minutos de caminhada do salão. “Os agentes conversaram com as duas partes e não constataram nenhum delito”, disse um porta-voz da polícia.

Leia também

Norte-coreanos se revoltam com barbearia que zombou de ditador

Drone ‘de brinquedo’ da Coreia do Norte cai no Sul

EUA advertem Coreia do Norte e pedem fim do programa nuclear

Mo Nabbach, proprietário do estabelecimento, disse ao jornal London Evening Standard que dois funcionários da representação norte-coreana fizeram fotos do salão M&M Hair Academy no bairro de Ealing. Depois de tirar as fotos, ordenaram a retirada do cartaz porque era “desrespeitoso”, disse Nabbach. “Eu falei para eles que isto é a Inglaterra, não a Coreia do Norte, e que procurassem advogados”, relatou Nabbach. “Os dois caras estavam usando ternos e eram bastante sérios. Foi assustador”, completou. Nabbach admitiu que a frequência em seu salão aumentou bastante com o episódio. No entanto, “ninguém pede para fazer um corte de cabelo à la Kim Jong-un”, disse.

À frente do regime totalitário da Coreia do Norte desde 2011, Kim Jong-un tem um corte de cabelo muito parecido com o do seu avô, Kim Il-Sung, chamado de “presidente eterno” e que governou o país entre 1948 e 1994.

(Com agência France-Presse)