Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

PF prende facção voltada à imigração ilegal de brasileiros para os EUA

Criminosos são investigados por esquema que podia, após viagem perigosa até fronteira com México, resultar em deportação do território americano

Por Da Redação
5 jun 2023, 10h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Agentes da Polícia Federal cumprem mandatos na região leste de Minas Gerais (Engenheiro Caldas/MG e Piedade de Caratinga/MG), em Belo Horizonte/MG e Guarulhos/SP. 05/06/2023 -
    Agentes da Polícia Federal cumprem mandatos na região leste de Minas Gerais (Engenheiro Caldas/MG e Piedade de Caratinga/MG), em Belo Horizonte/MG e Guarulhos/SP. 05/06/2023 - (Divulgação/Polícia Federal)

    Uma operação da Polícia Federal desarticulou nesta segunda-feira, 5, um grupo criminoso especializado em em levar brasileiros para os Estados Unidos ilegalmente. Ao todo, os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária em quatro cidades de Minas Gerais e São Paulo.

    O grupo é investigado pela elaboração de um esquema de emigração ilegal de brasileiros, conhecido como “cai-cai”, quando o indivíduo é detido ou se entrega para agentes do Departamento de Proteção de Fronteiras americano (CBP, na sigla em inglês). A partir daí, o imigrante sem papéis pode ser liberado para responder ao processo em liberdade condicional, ou fica detido à espera da deportação.

    O grupo costumava ameaçar os familiares das pessoas que não pagaram as quantias combinadas para fazer a perigosa viagem ao exterior.

    Os investigadores descobriram que mais de 250 brasileiros, incluindo aproximadamente 100 menores de idade, migraram ilegalmente com ajuda da associação criminosa atravessando a fronteira do México com os Estados Unidos. Durante a viagem, esses indivíduos ficaram vulneráveis aos riscos do trajeto, que corta selva e deserto, e das ações dos criminosos que os conduziam até o território americano. 

    Continua após a publicidade

    + Caças perseguem avião nos EUA e causam estrondo supersônico na capital

    A ação faz parte de um conjunto de esforços para combater a imigração ilegal. A Polícia Federal disse que também bloqueou aproximadamente R$ 26 milhões movimentados pelos criminosos.

    Os membros da associação criminosa vão responder por promoção de migração ilegal, inclusive de crianças ou adolescentes, e por associação criminosa, com penas chegando a 14 anos de prisão. 

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.