Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Pesquisa: população está pessimista e de mau humor

Por Giancarlo Lepiani - 19 mar 2008, 10h42

Os americanos estão preocupados com o futuro de seu país. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo instituto Zogby e pela agência de notícias Reuters, o humor do país está em baixa e a preocupação com a situação da economia é cada vez maior. A população acredita que o país está no caminho errado e a aprovação ao trabalho do presidente George W. Bush segue em queda.

O índice que mede o humor do país despencou em apenas um mês — estava em 99,3 pontos em fevereiro e agora está em 87,7 pontos. É a pior marca desde a criação do índice, em julho do ano passado. Só 19% da população acredita que o país está na direção certa, e só 40% da população acredita estar segura em relação à manuteção de seus empregos. No mês passado, a marca era de 50%.

É a primeira vez que todos os dez quesitos usados para medir o humor do país estão negativos. Os quesitos se referem à expectativa para o futuro e à avaliação de líderes e instituições. A pesquisa mostra que a aprovação de Bush está em 32% (em fevereiro era de 34%). A do Congresso ficou em 15,5%. Três entre cada quatro americanos acham que a economia do país já entrou numa recessão.

Publicidade