Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pelo menos 8 pessoas morrem em dois ataques na Somália

Pelo menos oito pessoas, seis delas soldados, morreram neste sábado em dois ataques diferentes em Mogadíscio, capital da Somália, informaram fontes do serviço de ambulâncias local. Os ataques aconteceram na zona de Gubadley e no mercado de Bakara, antigo reduto na cidade da milícia fundamentalista islâmica Al Shabab. Além dos oito mortos, outras nove pessoas ficaram feridas, informou um membro do serviço de ambulâncias.

O coronel Abdulahi Hassan Osman, segundo no comando das forças somalis no setor norte de Mogadíscio, ‘houve uma explosão na estrada que liga as zonas de Gubadley e Galgalato, que matou quatro soldados governamentais que viajavam em uma caminhonete do Exército’. Hassan Osman acrescentou que também morreu um civil no ataque e que outros quatro soldados ficaram feridos.

No mercado de Bakara, segundo informações do serviço de ambulâncias, dois soldados e um civil morreram, enquanto cinco pessoas se feriram. O primeiro dos ataques foi dirigido a forças do Governo Federal de Transição da Somália. Integrantes do grupo viajavam com soldados da Missão da União Africana na Somália. O segundo aconteceu contra soldados governamentais que faziam uma varredura em edificações ilegais no mercado de Bakara.

A Somália vive em estado de guerra civil e caos permanente desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre. O país ficou sem governo efetivo e em mãos de milícias islamitas, senhores da guerra tribais e grupos de delinquentes armados.

(Com agência EFE)