Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pedido de novo referendo sobre saída do Reino Unido da UE supera 1,7 milhão de assinaturas

Uma petição pública apresentada ao Parlamento Britânico para que o Reino Unido realize outro referendo sobre a sua permanência na União Europeia (UE) já superou 1,7 milhão de assinaturas neste sábado.

Ontem, o site da Câmara dos Comuns saiu do ar como consequência do grande número de acessos.

O texto, promovido por um cidadão que se identificou como William Oliver Healey, pede aos deputados a “implementação de uma norma na qual, se o voto para a saída ou permanência na UE estiver abaixo de 60%, com uma participação inferior de 75% do eleitorado, outro referendo deveria ser convocado”.

Uma mensagem no site oficial afirma que o Parlamento considerará agora este pedido para o debate, o que se compromete a fazer com todas as iniciativas populares que reúnam mais de 100 mil assinaturas.

A comissão de pedidos se reunirá na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.

Do total de eleitores britânicos que compareceram às urnas na quinta-feira, 51,9% votaram pelo rompimento dos laços entre o Reino Unido e a União Europeia, contra 48,1% que queriam continuar no bloco comunitário, em uma consulta que teve 72,1% de participação.

Esse cenário precipitou o anuncio de renúncia do primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, e levou os líderes da União Europeia a pedir ao Reino Unido que inicie o processo de saída do bloco comunitário “o mais rápido possível”.

Com agência EFE