Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Partido governista vence na Angola e se aproxima de 50 anos no poder

Movimento Popular de Libertação de Angola governa o país desde sua independência para Portugal em 1975

Por Da Redação 29 ago 2022, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nesta foto de arquivo tirada em 20 de agosto de 2022 João Lourenço, Presidente de Angola e candidato presidencial do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) discursa durante um comício de campanha em Luanda. - O partido MPLA, há muito no poder, em Angola, foi declarado vencedor da disputada eleição em 29 de agosto de 2022, estendendo seu governo de décadas no país rico em petróleo e entregando ao presidente João Lourenço um segundo mandato.
    Nesta foto de arquivo tirada em 20 de agosto de 2022 João Lourenço, Presidente de Angola e candidato presidencial do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) discursa durante um comício de campanha em Luanda. - O partido MPLA, há muito no poder, em Angola, foi declarado vencedor da disputada eleição em 29 de agosto de 2022, estendendo seu governo de décadas no país rico em petróleo e entregando ao presidente João Lourenço um segundo mandato. (Julio PACHECO NTELA / AFP/AFP)

    O presidente de Angola, João Lourenço, foi reeleito para o segundo mandato nesta segunda-feira, 29, após vencer uma das eleições mais acirradas da história do país, confirmou a comissão eleitoral do país. Lourenço e seu partido, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) tiveram 51,17% dos votos da semana passada.

    Publicidade

    A vitória prolonga a série de 47 anos do MPLA e surge em meio a um crescente desencanto com o partido e a situação no país, número que foi refletido nas urnas: apenas 6,4 milhões dos 14 milhões que se inscreveram para votar de fato compareceram. 

    Publicidade

    A principal sigla da oposição, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), liderada por Adalberto Costa Junior, ficou com 43,95% dos votos. Apesar da disputa acirrada, especialistas angolanos apontaram que uma derrota do MPLA era muito improvável, mesmo com Costa Junior tendo se mostrado um candidato carismático principalmente entre os mais jovens, que mais sofrem com o desemprego.

    + O epílogo do ditador que deu lucro de US$ 1 bilhão à Odebrecht

    Publicidade

    O partido de Lourenço governa o país desde sua independência de Portugal, em 1975, motivo pelo qual seu adversário atribuiu a grande maioria dos problemas à sigla. Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África e se desdobrou para se tornar um dos principais atores econômicos do continente após 27 anos de guerra civil.

    No entanto,  a vasta riqueza petrolífera do país não chega a muitos de seus cidadãos empobrecidos. Lourenço, que ocupa a presidência desde 2017, foi o sucessor escolhido a dedo do ex-presidente José Eduardo dos Santos, que esteve no cargo por 38 anos e se tornou extremamente rico junto com sua família. 

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.