Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Partido de Shinzo Abe fica próximo de vitória, dois dias após assassinato

Sigla do ex-premiê, que já governa o Japão, assegurou ao menos 143 das 248 cadeiras no Senado do país, segundo levantamento preliminares

Por Da Redação Atualizado em 16 jul 2022, 01h10 - Publicado em 10 jul 2022, 18h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A man pays his respects in front of a makeshift memorial outside Yamato-Saidaiji Station, where former Japanese prime minister Shinzo Abe was shot earlier in the day, in Nara on July 8, 2022. - Abe was pronounced dead on July 8, the hospital treating him confirmed, after he was shot at a campaign event in the city of Nara. (Photo by Philip FONG / AFP)
    Um homem presta homenagem em frente a um memorial improvisado do lado de fora da Estação Yamato-Saidaiji, onde o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe foi baleado - (Philip Fong/AFP)

    Dois dias após o assassinato do ex-premiê Shinzo Abe, que governou o Japão por mais tempo na história do país, a coalizão do seu partido é apontada como a grande vencedora nas eleições parlamentares realizadas neste domingo, 10. Resultados preliminares da votação para o Senado japonês mostram o Partido Liberal Democrata, que governa o país, e seu principal aliado com a maioria das cadeiras na casa legislativa.

    Publicidade

    O último dia de campanha, no sábado, ocorreu com esquemas de segurança reforçados e líderes partidários pedindo apoio à democracia e denunciando a violência política. Abe foi morto na sexta-feira enquanto fazia um comício em apoio a uma aliada nas eleições.

    Publicidade

    Neste domingo, o assassino do ex-premiê foi levado pela polícia ao encontro de promotores para um depoimento sobre o caso. Na véspera, o chefe de polícia na província de Nara, onde o ex-premiê foi morto, reconheceu que houve falhas de segurança e disse que “todas as medidas necessárias” serão tomadas na investigação do caso.

    A coalizão do PLD de Abe deve assegurar ao menos 143 dos 248 assentos na câmara superior do Congresso japonês, segundo projeções do país. Com o resultado, o primeiro-ministro Fumio Kishida deve governar sem interrupções até as próximas eleições, previstas para 2025. Kishida e veteranos do partido fizeram um minuto de silêncio na sede do PSD antes de colocarem os tradicionais laços brancos ao lado dos nomes dos candidatos eleitos.

    Continua após a publicidade

    Desde o assassinato na sexta, líderes de todo o espectro político do Japão repudiaram a violência contra a democracia e ressaltaram a importância da liberdade de expressão. “Nossa missão de proteger a democracia continua”, disse o primeiro-ministro.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.