Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Paris terá “brigada contra incivilidade” para tornar cidade mais limpa e agradável

Quase 2.000 agentes passarão a patrulhar a capital francesa e multar quem sujar as ruas e fazer barulho à noite

Por Da Redação Atualizado em 30 jul 2020, 21h05 - Publicado em 13 jun 2016, 14h08

Turistas de todo o mundo costumam visitar Paris com a esperança de ver de perto as belíssimas paisagens da cidade e conhecer toda sua elegância, mas não raro os visitantes deparam com cigarros jogados no chão, cocô de cachorro pelas calçadas ou pessoas urinando na rua durante a madrugada.

Para melhorar a limpeza da cidade e impedir que os cidadãos e visitantes de Paris se comportem de forma mal-educada, as autoridades locais criaram uma nova “brigada contra a incivilidade”, que a partir de 12 de setembro deverá patrulhar as ruas da cidade e distribuir multas para os infratores. Serão 1.900 agentes de segurança que devem punir atos como jogar lixo no chão, não recolher o cocô de seus animais, urinar em público ou fazer muito barulho durante a noite.

Leia mais:

Paris recorre a lixeiros privados para enfrentar greve durante Euro 2016

França lança app para alertar sobre ataques terroristas

Continua após a publicidade

Paris planeja construção de acampamento para imigrantes

A nova brigada deve substituir a atual agência de Direção de Prevenção e Proteção (DPP, na sigla em inglês), que cuidava desse tipo de vigilância anteriormente. Mil e duzentos agentes de segurança serão transferidos dessa divisão para a nova brigada e terão novos poderes. “A segurança das pessoas e de seus bens é trabalho da polícia nacional. Os agentes municipais da nova brigada serão encarregados de rastrear e punir todas as incivilidades que estragam a vida para os parisienses”, afirmou o vice-prefeito, Colombe Brossel, à imprensa local.

Segundo Brossel, que apresentou os detalhes sobre a nova unidade ao Conselho de Paris nessa segunda-feira, os novos agentes andarão sempre uniformizados e armados com um cassetete e spray de gás lacrimogêneo. A nova medida deve custar 10 milhões de euros (39 milhões de reais) por ano à administração local.

Só no ano passado, os agentes de segurança da cidade emitiram 52.000 advertências verbais aos moradores, metade dessas por bloquear a via pública ou as calçadas. Desde que foram introduzidas multas para os infratores que jogarem pontas de cigarro nas ruas em outubro de 2015, 2.000 fumantes foram penalizados com multas de 68 euros (265 reais). A cada ano, são recolhidas 350 toneladas de pontas de cigarro nas ruas, estradas e calçadas de Paris.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade