Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa vai receber presidente da Autoridade Palestina no Vaticano

Francisco e Mahmoud Abbas devem discutir visita de pontífice à Terra Santa no ano que vem

O papa Francisco vai receber no Vaticano, na próxima quinta-feira, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Na semana passada, a embaixadora da ANP na Itália, Mai Alkaila, havia antecipado que Abbas faria viagens a vários países da Europa – e também uma visita ao Vaticano, que foi confirmada nesta segunda segunda-feira pela Rádio Vaticano.

Leia também:

“G8 papal” quer redigir nova constituição para o governo da Igreja Católica

Além da situação no Oriente Médio, Francisco e Abbas deverão discutir os planos de viagem do pontífice à Terra Santa. A viagem ainda não tem data, mas a previsão é que ela ocorra em março ou abril de 2014. Abbas deve fazer um convite formal para que Francisco visite Belém, cidade onde nasceu Jesus Cristo e que hoje fica na Cisjordânia, território controlado pela ANP.

No dia 30 de abril, Francisco já havia recebido o presidente de Israel, Shimon Peres – que na ocasião também o convidou para uma viagem a Jerusalém.

À época, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que a peregrinação do papa à Terra Santa, em cuja comitiva Francisco deverá incluir o rabino argentino Abraham Skorka na comitiva, é um sonho do pontífice e de Skorka. O rabino é um amigo do papa e escreveu em com ele o livro Entre o Céu e a Terra, à época em que Francisco ainda era arcebispo de Buenos Aires.

(Com agência EFE)