Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa tira de universidade peruana os títulos de Pontifícia e Católica

Cidade do Vaticano, 21 jul (EFE).- O papa Bento XVI retirou da Pontifícia Universidade Católica do Peru o direito de usar em sua denominação os títulos de ‘Pontifícia’ e de ‘Católica’, informou neste sábado o Vaticano.

A decisão foi tomada, de acordo com um decreto emitido por ordem papal e assinado pelo Secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, porque a universidade, fundada em 1917, ‘a partir de 1967 modificou unilateralmente seus estatutos em diversas ocasiões, prejudicando gravemente os interesses da Igreja’.

A nota explica que o Vaticano pediu, a partir de 1990, em múltiplas ocasiões, que a instituição ‘adequasse seus estatutos à Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, mas ela não respondeu a esta exigência legal’.

No decreto, é explicado que, recentemente, por meio de duas cartas dirigidas ao Secretário de Estado, ‘o reitor manifestou a impossibilidade de realizar o que lhe era requerido, condicionando a modificação dos estatutos à renúncia, por parte da Arquidiocese de Lima, do controle da gestão dos bens da universidade’.

‘A participação da Arquidiocese de Lima no controle da gestão patrimonial desta entidade foi confirmada em várias ocasiões com sentenças da justiça civil do Peru’, acrescenta o comunicado.

A Santa Sé informou que acompanhará atentamente a evolução da situação desta universidade e deseja que os dirigentes da instituição ‘reconsiderem sua posição para que as presentes medidas possam ser revistas’. EFE