Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Papa Francisco dá início aos ritos da Semana Santa

Na missa do Domingo de Ramos, papa pede aos fiéis que reflitam se são como os que traíram Jesus Cristo

Por Da Redação - 13 abr 2014, 11h47

O papa Francisco iniciou neste domingo os ritos da Semana Santa, com a missa do Domingo de Ramos, e pediu aos católicos que reflitam se são como os que traíram Jesus Cristo ou como aqueles que permaneceram fiéis. “Quem sou eu? Quem sou eu frente a Jesus que sofre?”, questionou o papa. “Sou como Judas, capaz de trair Jesus, como os discípulos que não entendem nada, que dormiam enquanto o Senhor sofria? Minha vida está adormecida? Onde está meu coração? Que esta pergunta nos acompanhe durante toda a semana.”

Usando vestimentas vermelhas, o pontífice parecia cansado no início da cerimônia e foi particularmente solene quando discursou de improviso, ante mais de 100 mil pessoas reunidas na Praça São Pedro, no Vaticano. Mais tarde, no entanto, pareceu animado ao cumprimentar jovens segurando ramos de palmeiras. O Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, marca o dia em que, segundo a tradição cristã, Jesus entrou em Jerusalém sob os aplausos da multidão.

Depois da missa, um grupo de jovens brasileiros entregou a cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a outro grupo oriundo da Polônia, onde acontece o próximo encontro, em 2016, na cidade de Cracóvia.

Leia também:

Publicidade

Papa pede perdão por crianças abusadas por padres

Análises apontam que papiro que menciona esposa de Jesus não é falso

Venezuela faz convite ao Vaticano para participar de ‘diálogo’ com a oposição

(Com agências Reuters e AFP)

Publicidade