Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa Francisco celebra discretamente os 80 anos e faz reflexão

Em um dia comum de trabalho, o pontífice tomou café com pessoas sem-teto e lembrou das palavras que disse logo no início de seu papado sobre a velhice

O papa Francisco celebrou de maneira discreta seus 80 anos de vida, completados neste sábado, com um café da manhã com oito indigentes e depois uma missa com cardeais.

O Vaticano informou que o pontífice conversou com cada um dos convidados sem-teto – quatro italianos, dois romenos, um moldavo e um peruano – e dividiu com eles doces argentinos, antes de seguir para a missa. O grupo ofereceu um buquê de girassóis ao papa. Os desabrigados foram convidados entre aqueles que vivem no entorno da Praça São Pedro.

No encontro com os cardeais, o chefe da Igreja Católica tratou do processo de envelhecimento. “Há uns dias pensei numa palavra que parece horrível: velhice, um pensamento que assusta”, comentou. Mas o religioso disse que logo se recordou das palavras de sua primeira saudação como papa, em 2013. “A velhice é a sede do conhecimento”, disse Francisco na ocasião. “Espero que seja o mesmo para mim”, reforçou hoje o sumo pontífice.

O Papa também recebeu felicitações de todos os cantos do mundo, tanto em mensagens pessoais como em comentários pela internet. O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o papa “tem inspirado pessoas pelo mundo com sua mensagem de compaixão, esperança e paz”. O presidente italiano, Sergio Mattarella, destacou o chamado do pontífice aos europeus por solidariedade com os menos afortunados, em particular “os imigrantes e todos os que vivem às margens da sociedade”.

Segundo o Vaticano, o papa já enviou bolos de aniversário suficientes para 1 500 pessoas nas cozinhas que servem os pobres e desabrigados em Roma.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jorge Dias da Silva

    Qual é a fonte de renda do Vaticano?.

    Curtir

  2. A fonte de renda do Vaticano é a ilusão.
    A ilusão no deus deles mantém a Igreja de pé com as doações e a sacolinha correndo. Dentre os doadores, muitos são os pobres.

    Curtir

  3. Salesio Da Rocha Medeiros

    Jornalismo fajuto. Saudade do tempo do Civita

    Curtir

  4. Vanessa Pereira

    O Papa que agora beija uma imagem de Nossa Senhora é o mesmo que meses atrás aceitava um crucifixo comunista das mãos de Evo Morales. Cara de pau!!

    Curtir

  5. VC E CARA DE PAU VANESSA PEREIRA POR DISTOCER A VERDADE…!!

    Curtir

  6. Vanessa Pereira

    Albeto, qual verdade? A sua? No YT tem todos os vídeos sobre o assunto, seu jumento!

    Curtir

  7. Adilson Nagamine

    Bergoglio com uma estátua do Lutero.pesquise na Internet.

    Curtir

  8. Adilson Nagamine

    Dom Bosco 1862 sonho das duas colunas

    Curtir

  9. Luis Carlos Zardo

    Podia aproveitar estes momentos de reflexão e revelar à humanidade sobre a FRAUDE vergonhosa que representa, não existe céu, não existe inferno, temos este mundo e esta vida e deveríamos ser melhores uns aos outros, não seguirmos religiões desumanas que pregam justamente o contrário do que Jesus pregava.

    E preservar este mundo para futuras gerações, o que envolve NÃO superpovoarmos este planeta até a nossa extinção.

    Curtir