Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Palestinos dispostos a dar tempo à ONU para analisar pedido

Por Emmanuel Dunand 21 set 2011, 16h56

Os palestinos estão dispostos a dar tempo ao Conselho de Segurança da ONU para que considere o pedido de adesão de um Estado palestino às Nações Unidas, indicou nesta quarta-feira um alto funcionário palestino.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, dará “algum tempo ao Conselho de Segurança para primeiro considerar nossa plena adesão como membro, antes de recorrer à Assembleia Geral” da ONU, disse o negociador palestino Nabil Shaath à imprensa.

Abbas deve se reunir nesta quarta-feira à noite com o presidente americano, Barack Obama, que lidera os esforços para persuadir os palestinos de que não avancem com sua iniciativa.

Abbas “dirá que estamos absolutamente determinados a apresentar os requerimentos para nos somarmos às Nações Unidas”, completou Shaath.

De qualquer forma, um voto no Conselho de Segurança da ONU sobre a admissão de um Estado palestino à ONU poderá levar “várias semanas”, o que permitiria ganhar tempo para evitar uma confrontação, afirmou por sua vez o chanceler francês, Alain Juppé.

“Provavelmente passarão várias semanas e essas semanas podem ser usadas para desenvolver a estratégia”, disse Jippé a jornalistas.

Continua após a publicidade
Publicidade