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Pais planejam ‘greve de lição de casa’ na Espanha

Famílias de estudantes alegam que o excesso de deveres de casa prejudica o descanso dos alunos e interfere na rotina familiar

Por Da redação
Atualizado em 3 nov 2016, 16h51 - Publicado em 2 nov 2016, 17h33

Associações de pais de estudantes na Espanha planejaram uma “greve de lição de casa” para o mês de novembro, um protesto ao “excesso de tarefas” que as crianças recebem de seus professores. De acordo com o jornal El País, os responsáveis alegam que as lições tomam um tempo que deveria se dedicado ao convívio familiar e outras atividades extracurriculares.

“Nós perdemos o senso comum neste país quando diz respeito à educação. Temos um sistema onde o tempo livre de meninos e meninas despareceu”, disse ao jornal The Guardian José Luis Pazos, presidente Confederação de Pais e Mães de Estudantes (Ceapa). Segundo pesquisa do El País, 61% dos pais espanhóis com filhos no Ensino Fundamental acreditam que há um excesso de tarefas, enquanto apenas 27% acham os deveres adequados. A média na Espanha é de que 6,5 horas por semana sejam dedicadas a trabalhos de casa.

A greve organizada pela Ceapa, que representa os pais de alunos de escolas públicas, pede que as famílias não incentivem os filhos a fazerem lições durante os finais de semana de novembro. Ao invés disso, sugere que levem as crianças a museus, discutam temas da atualidade ou pratiquem esportes. O movimento se assemelha a uma greve realizada por pais da França, em 2012.

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“Cada segunda-feira, entregue um bilhete na escola que explique o motivo para os deveres ficarem por fazer”, instrui a Ceapa, por meio de uma cartilha enviada aos pais. A associação também recomenda que as famílias falem diretamente com os professores e combinem um volume de tarefas que pode ser realizado nos dias úteis, “de forma a manter preservado o final de semana”.

Segundo a Ceapa, as lições de casa não só sobrecarregam os alunos e interferem na vida familiar, como podem representar uma desigualdade no aprendizado. “Fatores como quantidade de tempo, recursos econômicos disponíveis ou a qualificação acadêmica dos pais influenciam diretamente nos deveres, criando um ‘currículo oculto’”, aponta o site associação.

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