Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU debate novo projeto de resolução sobre Síria

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniram nesta terça-feira, em Nova York, para discutir o novo projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos que exige o fim da repressão na Síria.

Os embaixadores francês, britânico, americano, chinês e russo se reuniram com o diplomata marroquino, atual representante dos países árabes no Conselho de Segurança, para tentar um acordo sobre este novo texto, mas nenhuma votação está prevista na ordem do dia.

O texto, escrito sob a orientação de Washington, “exige” que o governo sírio cesse “imediatamente” toda violência, retire suas forças armadas das cidades rebeldes e liberte os manifestantes detidos.

O projeto também pede à oposição síria que se “abstenha de qualquer ato de violência” caso o governo de Bashar al Assad aceite as exigências.

O Conselho de Segurança “exige” igualmente que as autoridades sírias “autorizem de imediato um acesso humanitário” a todas as cidades do país.

Em um comunicado publicado após a reunião, a embaixadora americana Susan Rice indicou que as discussões apenas começaram e que prosseguirão.

“Se encontrarmos uma base para redigir um texto sensato e possível será apresentado ao Conselho de Segurança”.