Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

ONU acolhe bem os indícios de atenuação das tensões EUA-Irã

Porta-voz das Nações Unidas diz que o mundo não pode pagar por "uma nova guerra" no Oriente Médio

Por Da Redação
8 jan 2020, 17h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em nome do Secretário-Geral da ONU, António Guterrez (foto), porta-voz afirma que líderes mostram sinais de recuo - 24/09/2019 (Drew Angerer/AFP)

    As Nações Unidas declararam nesta quarta-feira, 8, receber bem qualquer indicação de que “os líderes [dos Estados Unidos e do Irã] estão recuando de um grande confronto”. O posicionamento ocorreu logo após um discurso do presidente americano, Donald Trump, em que o líder americano trocou a ameaça de retaliação militar a Teerã pela de “sanções econômicas poderosas”.

    “Reconhecemos a declaração do presidente Trump”, disse o porta-voz das Nações Unidas, Stephane Dujarric. Em seu discurso, o líder americano afirmou estar “preparado para garantir a paz com qualquer país que a queira”.

    Trump evitou subir ainda mais o tom de suas declarações contra o Irã e afirmou que o regime “está se acalmando”. Acrescentou que os Estados Unidos desejam prosperidade ao povo iraniano. “Ao povo e aos líderes do Irã: nós queremos que vocês tenham um grande futuro – um que vocês merecem, de prosperidade interna e harmonia com os países do mundo”, disse.

    Segundo a emissora americana CNN, Dujarric também declarou que o mundo não pode pagar por “uma nova guerra” no Oriente Médio, e que é dever comum de todos evitá-la a qualquer custo. “Não devemos esquecer o terrível sofrimento humano causado pela guerra. Como sempre, as pessoas comuns pagam o preço mais alto”, acrescentou.

    O discurso de Trump foi o primeiro movimento na direção de resfriar as tensões no Oriente Médio, que escalavam para um possível confronto armado desde o assassinato em Bagdá do general iraniano Qasem Soleimani pelas forças dos Estados Unidos, na sexta-feira 3.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.