Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Observadores árabes começam missão na Síria na quinta-feira

Cairo, 20 dez (EFE).- O primeiro grupo de observadores árabes chegará na quinta-feira a Damasco, três dias depois de a Síria ter assinado o protocolo que permite o trabalho da missão, informou nesta terça à Agência Efe uma fonte da Liga Árabe.

A delegação, presidida pelo assistente da Secretaria-Geral da Liga Árabe, o egípcio Saif al Yazal, conta com 12 juristas e especialistas em assuntos de segurança de países árabes.

Outros grupos também devem chegar à Síria, incluindo ativistas e organizações de direitos humanos.

A fonte informou que essas missões vão comprovar se as autoridades sírias respeitam o plano da Liga Árabe para solucionar a crise no país, que estipula, entre outros assuntos, o fim da violência, a proteção dos civis e o desarmamento da população.

Os observadores vão enviar suas conclusões ao grupo de contato da Liga Árabe informando se as autoridades sírias violaram o plano. Caso isso tenha ocorrido, uma reunião urgente será convocada para adotar medidas contra o regime de Bashar al Assad.

Após inúmeros ultimatos, a Síria assinou na segunda-feira no Cairo o protocolo proposto pelo organismo pan-árabe para a entrada de observadores em seu território. Cerca de cinco mil pessoas morreram em ações de repressão na Síria, entre elas mais de 300 crianças, desde o início dos protestos antigovernamentais em março, de acordo com os últimos dados da ONU. EFE