Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama se reunirá com equipe que matou Osama bin Laden

Presidente americano quer agradecer pessoalmente aos envolvidos na missão

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirá nesta sexta-feira com membros do comando de elite que matou Osama bin Laden no último domingo, revelou uma fonte do governo. “O presidente terá a oportunidade de agradecer pessoalmente a determinados membros das operações especiais envolvidos na ação (contra bin Laden) em Fort Campbell”, uma base militar no estado do Kentucky. A informação foi divulgada por um alto funcionário do governo americano, sob condição de anonimato.

O comando que executou a operação contra o inimigo número 1 dos Estados Unidos em Abbottabad, no Paquistão, foi integrado por membros do Seals Team 6, grupo de elite secreto da Marinha americana. Na quarta-feira, Obama já havia recebido na Casa Branca o almirante William McRaven, coordenador de operações especiais do Pentágono, para agradecer pessoalmente pelo o sucesso da ação de domingo. A ação, rápida e precisa, durou cerca de quarenta minutos e foi realizada por um grupo relativamente pequeno de soldados.

Tributo – Quatro dias após a morte de bin Laden, o presidente americano visitou, na quinta-feira, o Marco Zero, no memorial construído local onde ficavam as Torres Gêmeas derrubadas em um dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001. Obama se encontrou com familiares das vítimas dos atentados e disse que os Estados Unidos nunca esquecerão do 11 de Setembro. “O que aconteceu domingo, graças à coragem de nossos militares e ao trabalho extraordinário de nossos serviços de inteligência, envia uma mensagem ao mundo todo, mas também aos americanos: quando dizemos que não esqueceremos nunca, isso é sério”, disse o presidente.

(Com agência France-Presse)