Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Obama recebe chefe do Partido Comunista do Vietnã na Casa Branca

A visita inédita acontece 40 anos após a queda de Saigon, último evento da Guerra do Vietnã

Por Da Redação 8 jul 2015, 09h01

O chefe do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, fez uma visita inédita à Casa Branca nesta terça-feira, em um encontro que marcou o aniversário de 20 anos da normalização das relações entre Vietnã e Estados Unidos. A reunião acontece 40 anos após a queda de Saigon, evento que marcou o fim da Guerra do Vietnã (1955 a 1975).

O presidente americano, Barack Obama, disse que os dois países superaram uma “história difícil” e poderiam seguir em frente na cooperação mútua de comércio e segurança que pode beneficiar ambos.

Leia também:

Vietnã celebra 40 anos do fim da guerra com críticas aos EUA

Bomba da II Guerra faz polícia evacuar bairro de Londres

Apesar do discurso, os dois lados admitiram que ainda existem diferenças entre os países. “Nós também discutimos nossas diferenças e planos futuros, incluindo a parceria no Acordo Comercial do Pacífico, assim como as questões de direitos humanos”, disse Trong.

Em comunicado aos repórteres após a reunião, Obama afirmou que Trong convidou-o para visitar o Vietnã, uma viagem que gostaria de fazer “em algum momento no futuro”.

O governo americano busca reconstruir seus laços econômicos e estratégicos com os parceiros asiáticos para conter a crescente influência da China na região.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade