Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Obama felicita muçulmanos na véspera da peregrinação do ‘Hajj’

Por Da Redação 5 nov 2011, 21h57

Washington, 5 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou neste sábado uma mensagem de felicitações aos muçulmanos por sua peregrinação anual do ‘Hajj’ e por ajudar às vítimas da crise de fome no Chifre da África e do terremoto na Turquia.

Como todos os anos Obama felicitou ‘milhares’ de americanos da fé muçulmana e o resto do mundo islâmico que realizam o ponto culminante da peregrinação anual do ‘Hajj’, à cidade santa de Meca, ‘um dos maiores e mais diversos desdobramentos’ de devoção religiosa.

Em comunicado emitido pela Casa Branca, o presidente assinalou que durante os festejos do Eid al-Adha (‘Festa do sacrifício’), os muçulmanos também ajudarão a distribuir comida para os pobres, para comemorar a vontade de Abraham para oferecer seu filho Isaque em sacrifício a Deus (segundo o Antigo Testamento, Deus interveio a tempo e o profeta ofereceu um cordeiro).

Durante o ‘Hajj’, milhões de pessoas de mais de 160 países seguem a rota que há 14 séculos traçou o profeta Maomé para a cidade de Meca.

‘Os muçulmanos se somam aos EUA e à comunidade internacional nos esforços humanitários para ajudar os que lutam por sobreviver no Chifre da África e aqueles que se recuperam do devastador terremoto na Turquia’, disse Obama.

‘Os rituais do Eid al-Adha e do ‘Hajj’ são uma lembrança das raízes compartilhadas das religiões provenientes de Abraão e do poderoso papel que a fé representa para motivar as comunidades que dão serviço e apoiam os necessitados’, observou. EFE

Continua após a publicidade

Publicidade