Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama expressa condolências e oferece ajuda após inundações nas Filipinas

Washington, 19 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou nesta segunda-feira suas ‘profundas condolências’ pelas mortes e pela devastação decorrentes das inundações nas Filipinas e expressou a disposição americana a colaborar em matéria de ajuda humanitária.

Em comunicado, Obama indicou que, ‘em nome do povo americano, quero expressar minhas profundas condolências pelas enormes perdas de vidas e pela devastação causadas pelas recentes inundações nas Filipinas’.

‘No espírito de nossa longa história de amizade e cooperação com as Filipinas, os EUA estão dispostos a assistir ao povo e ao governo filipinos se fossem necessários esforços de ajuda humanitária e de recuperação’, destacou o líder.

Segundo a Cruz Vermelha filipina, a tempestade tropical ‘Washi’ deixou 713 mortos ao passar pelo norte da ilha filipina de Mindanao, enquanto 563 pessoas se encontram desaparecidas após ser arrastadas rio abaixo na madrugada de sábado enquanto dormiam.

A maioria das vítimas vem das cidades de Cagayan de Oro e Iligan. As demais vêm das províncias de Bukidnon, Negros, Zamboanga del Norte e Compostela Valley, todos elas localizadas na faixa que forma o sul de Visayas e o norte de Mindanao.

O número de desabrigados subiu para 167.460 pessoas, dos quais 45.181 se encontram em 48 abrigos públicos, de acordo com as informações do Conselho Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres.

Localidades inteiras e centenas de casas foram danificadas pelas enchentes decorrentes das chuvas que a tempestade tropical ‘Washi’ descarregou na região desde sexta-feira. EFE