Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama é eleito personalidade do ano pela revista ‘Time’

Malala Yousafzai e Tim Cook ficaram em segundo e terceiro lugares na lista

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi eleito a personalidade do ano pela revista Time, que fez o anúncio nesta quarta-feira. Para a revista, Obama é a versão dos Estados Unidos do século XXI.

Leia também:

Leia também: Barack Obama apoia projeto de lei para controlar armas

A Time justifica sua escolha com o argumento de que o presidente é mais do que uma figura política – é cultural. Obama é o primeiro presidente americano a apoiar o casamento gay e a oferecer permissões de trabalho a jovens imigrantes ilegais, lembra a revista.

“Há muitas conversas sobre a ligação entre os grupos ascendentes – jovens, minorias, hispânicos, mulheres com ensino superior – e a conquista da reeleição. Obama mostrou que esses grupos em crescimento acelerado não são apenas o futuro, mas também o presente”, diz a Time. Obama também é o primeiro presidente democrata desde Franklin D. Roosevelt a ganhar mais de 50% dos votos em eleições consecutivas. Ele é, ainda, o primeiro presidente desde 1940 a vencer a reeleição com uma taxa de desemprego maior que 7,5%.

Em segundo lugar na lista ficou a ativista paquistanesa de 14 anos Malala Yousafzai, que virou um símbolo da luta pelos direitos das mulheres no mundo. “Ao tentar silenciar essa estudante paquistanesa, o talibã amplificou sua voz”, diz a revista. Em terceiro, está Tim Cook, o CEO da Apple que ocupou o lugar de Steve Jobs após sua morte. “Ele herdou a companhia mais valiosa do mundo de um dos maiores inovadores da história”, afirma a Time.

Em 2011, a personalidade do ano foi o manifestante tunisiano que ateou fogo no próprio corpo, dando início às revoltas árabes que derrubaram ditadores no mundo muçulmano. E, em 2010, o vencedor foi Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook.