Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama diz que Peres é ‘essência de Israel’

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira que seu colega israelense, Shimon Peres, é a “essência de Israel”, antes de lhe entregar a Medalha Presidencial da Liberdade, a máxima condecoração civil dos Estados Unidos.

“Nenhum indivíduo fez tanto durante tantos anos para construir nossa aliança e aproximar nossas Nações como o líder que homenageamos esta noite, nosso amigo Shimon Peres”, proclamou Obama.

“Nele percebemos a essência de Israel, um indomável espírito que não pode ser negado”, destacou o presidente.

Obama agradeceu Peres, 88 anos, por ter trabalhado com todos os presidentes dos Estados Unidos desde Jonh F. Kennedy, nos anos 60, e reafirmou que os “vínculos” entre Estados Unidos e Israel são “inquebrantáveis”.

Peres disse a Obama que o Estado hebreu apoia seus esforços para enfrentar a “iminente ameaça” que representa o programa nuclear iraniano.

“O povo do Irã não é nosso inimigo, é a atual direção que se tornou uma ameaça, converteu o Irã em um perigo para a paz mundial. É um governo que busca dominar o Oriente Médio difundindo o terror (…) Estão tratando de construir uma bomba nuclear”.

“Claramente, apoiamos vocês nesta causa”, respondeu Obama.

A cerimônia, realizada na Casa Branca, inclui um jantar com a presença de numerosas personalidades políticas, entre elas o ex-presidente americano Bill Clinton.