Clique e assine a partir de 9,90/mês

Obama desembarca em Brasília; veja a agenda do sábado

Programação inclui almoço no Itamaraty e recepção no Palácio da Alvorada

Por Da Redação - 19 mar 2011, 08h31

O presidente americano Barack Obama desembarcou na Base Aérea de Brasília por volta das 7h30 deste sábado para sua primeira visita à América do Sul. De acordo com o Itamaraty, as reuniões de trabalho com a presidente Dilma Rousseff tratarão de “questões de interesse mútuo nas agendas bilateral, regional e global”, com foco na economia. Entre os temas, os maiores interesses americanos no Brasil estão nos setores de energia e de infraestrutura.

Obama inicia sua agenda às 10h00, no Palácio do Planalto, onde será recebido, juntamente com sua mulher Michelle e as duas filhas, por Dilma. A solenidade inicial inclui cumprimentos entre os líderes dos dois países, uma salva de canhões e a apresentação do hino nacional brasileiro.

No Salão Nobre do Planalto, os dois presidentes posarão para fotos e cumprimentarão as delegações. Às 10h20, farão uma reunião bilateral, em que se espera a participação dos chanceleres dos dois países, e uma outra aberta a mais autoridades dos dois países. O Planalto informou que participarão desta segunda conversa os ministros Antonio Palocci, da Casa Civil, Guido Mantega, da Fazenda, Fernando Pimentel, da Indústria e Comércio Exterior, Isabella Teixeira, do Meio Ambiente, Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia, e o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Às 12 horas, os presidentes vão falar à imprensa e depois se dirigem ao Itamaraty. Após uma recepção oficial no Palácio da Alvorada, Obama participa à tarde da Cúpula de Negócios Brasil-EUA, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Continua após a publicidade

Enquanto o presidente americano realiza reuniões de negócios, no final da manhã, a primeira-dama deve seguir sua própria agenda. Michelle assistirá a uma apresentação cultural com jovens de comunidades carentes brasileiras que participam de programas patrocinados pela Embaixada dos EUA.

O presidente americano e a sua família partem da Base Aérea de Brasília, às 18h20, rumo ao Rio de Janeiro, onde passarão o domingo. Lá, encerram a visita ao Brasil e partem rumo ao Chile.

Publicidade