
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e Emmanuel Macron, candidato à presidência da França em 2017 (Mike Theiler/Eric Feferberg/Reuters/AFP)
O ex-presidente americano Barack Obama declarou seu apoio ao candidato centrista Emmanuel Macron nas eleições presidenciais da França, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira. O adversário de Marine Le Pen publicou a mensagem do democrata nas redes sociais, a três dias do segundo turno do pleito.
Obama, que manteve uma conversa telefônica com o candidato do movimento En Marche! pouco antes do primeiro turno, explica no vídeo que “sempre sentiu gratidão pela amizade do povo francês e pelo trabalho realizado em conjunto” quando era chefe de Estado. “Quero que saibam que apoio Emmanuel Macron”, diz em inglês o ex-presidente. Segundo Obama, Macron “defendeu valores liberais” e “apela às esperanças das pessoas, não a seus medos”.
O democrata comenta ainda que “não tem a intenção de se envolver em muitas eleições”, agora que deixou a vida política, mas decidiu se manifestar porque “a eleição da França é muito importante para todo o mundo”.
O apoio de Obama a um candidato estrangeiro não é usual na política americana, nem entre outros líderes internacionais. Ainda assim, tomar posição em pleitos do exterior se tornou mais comum nos últimos meses, com o sucesso de candidatos de extrema direita (caso de Marine Le Pen) ou de políticos que fogem do tradicional, como o atual presidente americano Donald Trump.
(Com AFP)
#ENDIREITABRASIL – A ESQUERDA PODRE SE UNINDO….
CurtirCurtir
Se Obama declarou apoio à Macron, eu declaro apoio a Le Pen!
CurtirCurtir
Agora que o Macron não vai ganhar mesmo.
CurtirCurtir
Xiii!!! Agora, então, é que o moleque vai se ferrar mesmo! Ora, se o eleitorado americano refutou o Obama e o obamismo (Hillary Clinton), que valor eleitoral teria o apelo deste idiota para os franceses?
CurtirCurtir
Para o Hollande, o Macron, o Hussein Obama, o terrorismo islâmico “faz parte do nosso cotidiano, temos que aceitar”.
CurtirCurtir
Tai o candidato que Veja (e a imprensa sustentada por Estatais e fundos de pensão) chama de ‘direita’…kkkkkk
CurtirCurtir
Mais um motivo pra correr desse candidato!!!
CurtirCurtir
Egocêntrico ao extremo esta dando pitaco ate hj. Aposente-se.
CurtirCurtir
Macron vai ganhar . os franceses não são tão burros como quem apóia a besta de cabelo laranja , e Obama , afinal , é um gentleman , gente de outro nível , acima da burrice e estupidez reinante no Brasil e no restante do mundo .
CurtirCurtir
Uma pessoa que julga o pensamento contraditório dos outros como burrice e estupidez não pode ser digna de respeito. O respeito é uma reciprocidade e não apenas um direito unilateral e/ou de um grupo minoritário fanático partidário. Não aguentamos mais essa esquerda retrógrada.
CurtirCurtir