Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

O cáucus e as primárias americanas: um pequeno guia eleitoral

Por Andrew Burton - 3 jan 2012, 08h44

Os cáucus e as primárias, organizadas pelos dois grandes partidos americanos, visam a eleger os delegados que escolherão, durante uma convenção, o candidato às eleições presidenciais em novembro.

– CAUCUS: o cáucus ou ou reunião particular ou preliminar dos chefes de um partido político a fim de escolher candidatos, adotar medidas – um nome de origem indígena – designa por diferentes etapas os delegados de um Estado às convenções republicana e democrata que indicarão seus candidatos respectivos às eleições presidenciais. Os cáucus de Iowa, que acontecem no dia 3 de janeiro, revestiram-se de importância nos anos 70, com a chegada em massa das televisões.

Tratam-se de pequenas assembleias eleitorais que são realizadas em escolas ou outros locais públicos e durante as quais os participantes, essencialmente militantes, designam delegados entre os candidatos em disputada.

Estas pessoas escolherão por sua vez, mais tarde, delegados do condado, depois do distrito, para, enfim, chegarem ao Estado. São estes últimos representantes que irão à convenção de seu partido e votarão no candidato definitivo.

Publicidade

O que conta não é o voto propriamente dito destes representantes, mas o fato disto constituir um barômetro de peso de cada candidato em disputa.

– PRIMÁRIAS: as eleições primárias, organizadas em 40 Estados, são escrutínios com urnas e voto secreto. Elas também têm como objetivo designar delegados às convenções mas diretamente, em nível de Estado, encurtando, assim, o processo. As regras e as datas das primárias são fixadas pelos Estados e pelas direções dos partidos.

New Hampshire organiza tradicionalmente as primeiras primárias e conserva zelosamente este privilégio que lhe dá uma importância política de peso. A data prevista é o 8 de janeiro.

Uma primária pode ser “aberta” ou “fechada”. No primeiro caso, todo o cidadão pode participar qualquer que seja sua tendência política. No segundo caso, só os eleitores registrados podem votar.

Publicidade

Cada Estado, que organiza um cáucus ou uma primária, tem direito a um número de delegados proporcionais à população desse mesmoo Estado. A maior parte dos 50 Estados americanos opta atualmente pelo sistema das primárias.

Publicidade