Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Número de chegada de imigrantes irregulares dobra na Espanha em 2023

Dados divulgados pelo governo espanhol refletem alto fluxo registrado nas Ilhas Canárias

Por Da Redação Atualizado em 7 Maio 2024, 16h38 - Publicado em 3 jan 2024, 19h10

Cerca de 57.000 pessoas chegaram de forma irregular à Espanha ao longo do ano de 2023, de acordo com dados oficiais divulgados nesta quarta-feira, 3. O número é quase duas vezes maior do que os registros de 2022, num resultado claro dos níveis recordes atingidos pela intensa atividade migratória nas Ilhas Canárias.

Em 2023, as frágeis embarcações que aportaram por lá levavam em grande maioria migrantes da África Ocidental. Na tentativa de reverter a alta, o governo espanhol se aproximou de países como Senegal e Mauritânia, montando alojamentos emergenciais em quarteis militares, hotéis e albergues. 

O aumento anual de 82% é o número mais elevado desde 2018, quando foram registadas 64.298 chegadas, de acordo com os dados do Ministério do Interior. Somente nas Ilhas Canárias 39.910 pessoas foram contabilizadas, num aumento de 154% em relação ao ano anterior e superando o recorde anterior do arquipélago de 2006, de 31.678.

+ Após anos de impasse, UE aprova acordo ‘histórico’ de imigração

Continua após a publicidade

A virada de ano não impediu a continuidade do fluxo de migrantes. Nesta segunda-feira, 1, em torno de 287 indivíduos adentraram as cinco ilhas, de acordo com informações dos serviços de emergência regionais.

A ministra das Migrações, Elma Saiz, disse a autoridades do arquipélago que elas “não estão sozinhas” ao lidar com a situação, durante uma visita ao local nesta terça-feira. Ela traçou elogios ao novo acordo de migração da União Europeia, assinado em dezembro, que busca limitar as entradas e tratar de forma mais igual os custos e trabalhos de acolhimento.

As Ilhas Canárias ficam a cerca de 100 quilômetros da região costeira no noroeste da África, o as tornaram um dos destinos preferidos aos migrantes que almejam chegar no continente europeu.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.