NSA espionou 70 milhões de ligações na França, diz jornal
Dados do ex-analista Edward Snowden apontam que telefonemas no país foram monitorados de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013, diz 'Le Monde'

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou 70,3 milhões de chamadas telefônicas feitas na França, afirma nesta segunda-feira o jornal francês Le Monde em sua versão online, citando documentos fornecidos pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, delator dos programas de espionagem dos EUA.
Leia também:
Snowden diz que não levou arquivos secretos para a Rússia
NSA coletou milhões de listas de contatos de e-mail, diz jornal
Segundo o jornal, os telefonemas foram monitorados entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro de 2013. Ainda conforme a reportagem, a NSA automaticamente colheu informações de números de telefones da França e gravou mensagens de texto dos aparelhos.
A publicação disse que há motivos para suspeitar que a NSA monitorou não apenas pessoas suspeitas de envolvimento em atividades terroristas, mas também altas personalidades do mundo da política e dos negócios. As autoridades americanas se recusaram a comentar o assunto.
No fim de semana, a revista alemã Der Spiegel noticiou que os agentes dos EUA invadiram a conta de e-mail do ex-presidente mexicano Felipe Calderón. As autoridades mexicanas pediram por respostas dos Estados Unidos o quanto antes.
Além disso, no mês passado, as denúncias de espionagem da NSA atingiram o governo brasileiro. Segundo documentos fornecidos por Snowden, os serviços de inteligência dos Estados Unidos monitoraram funcionários do governo brasileiro, incluindo a própria presidente Dilma Rousseff, e empresas como a Petrobras.
(Com Estadão Conteúdo)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.