Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novos tornados em Oklahoma deixam nove mortos

Previsão de temporada de furacões no Atlântico ameaça a costa leste dos EUA

Autoridades do estado americano de Oklahoma confirmaram neste sábado a morte de nove pessoas, incluindo duas crianças, vítimas de novos tornados que atingiram a região na noite desta sexta-feira. O estado já havia sido devastado no dia 20 de maio, quando uma série de tornados deixou 24 mortos, centenas de feridos e 30.000 desabrigados.

Os serviços meteorológicos já retiraram o alerta de urgência para os tornados no local, mas mantiveram o aviso para inundações e tempestades. Inúmeras pessoas ficaram feridas em colisões e acidentes de carro. Os ventos fortes também deixaram feridos – 75 no total, sendo cinco em estado grave, segundo a rede britânica BBC – e causaram diversos estragos.

De acordo com as previsões, os ventos devem se deslocar para o leste neste sábado. No Missouri, estado vizinho, o governador Jay Nixon declarou estado de emergência na noite de sexta-feira, pedindo que os moradores acompanhem as informações meteorológicas para que possam buscar abrigo se necessário.

Leia também:

Chuva prejudica reconstrução de área castigada por tornado nos EUA

Ponte desaba nos Estados Unidos e afunda carros em rio

Segundo a imprensa local, cinco novos tornados atingiram a região de Oklahoma City com ventos de até 145 km/h acompanhados de fortes chuvas de granizo. O aeroporto precisou ser evacuado e mais de 170.000 pessoas ficaram sem luz.

Com cerca de 1 200 tornados por ano, os Estados Unidos são o país mais atingido por esses fenômenos no mundo, particularmente frequentes nos estados das grandes planícies. Neste sábado começa oficialmente a temporada de furacões no Atlântico, uma ameaça para a costa leste dos Estados Unidos, para o Golfo do México e o Caribe.

(Com agência France-Presse)