Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Newt Gingrich passa a receber proteção do Serviço Secreto

Ex-presidente da Câmara é o 3º entre os pré-candidatos a desfrutar do privilégio

O pré-candidato republicano à Presidência Newt Gingrich começará nesta quarta-feira a receber a proteção do Serviço Secreto dos Estados Unidos, o corpo encarregado da segurança do presidente americano. O ex-presidente da Câmara dos Representantes é o terceiro republicano aspirante à Casa Branca a receber esse tipo de privilégio, segundo informou a rede de notícias CNN.

O primeiro a ganhar proteção especial foi o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, no início de fevereiro. Grande rival de Romney na disputa, o ex-senador Rick Santorum desfruta do serviço desde o dia 28 de fevereiro. Já o congressista Ron Paul, último colocado nas prévias, é o único que não está sob proteção do corpo de segurança do governo.

Infográfico: Conheça os republicanos que querem o lugar de Barack Obama

Proteção preventiva – O Serviço Secreto tem como missão não só proteger o presidente dos EUA, mas também os candidatos à Presidência do país. Não é raro que os agentes comecem a fazer a segurança de um pré-candidato antes de garantida a nomeação do partido.

Nestes casos, a proteção pode ser solicitada pela campanha do pré-candidato ou pelo Departamento de Segurança Nacional, em coordenação com os líderes do Congresso. No caso de Newt Gingrich, foi sua campanha quem solicitou a proteção do Serviço Secreto, que substituirá a firma privada de segurança que era contratada pelo pré-candidato.

(Com agência EFE)