Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Netanyahu chega a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU

Por Gali Tibbon 21 set 2011, 09h53

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chegou nesta quarta-feira a Nova York para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, marcada pelas pressões palestinas para ser admitidos como um Estado dentro deste organismo mundial.

“O primeiro-ministro aterrissou”, disse à AFP um funcionário israelense que esperava no aeroporto para dar boas-vindas a Netanyahu.

O governante israelense se reunirá nas próximas horas com o presidente americano Barack Obama para conversar sobre o polêmico tema do pedido palestino na ONU.

Tanto Israel quanto Estados Unidos se opõem ao plano do presidente palestino, Mahmud Abbas, de apresentar um pedido formal ao organismo mundial na sexta-feira para que o Estado palestino seja admitido como membro pleno.

“Acreditamos que o pedido palestino à ONU é um erro e não conquistará avanços na paz nem avanços para o estabelecimento de um verdadeiro Estado Palestino”, disse à AFP o porta-voz de Netanyahu, Mark Regev, durante a chegada da delegação israelense.

“Infelizmente, a apresentação palestina na ONU pode ferir as possibilidades de encontrar uma solução negociada entre Israel e os Palestinos”, disse.

“Esperamos uma mudança de rumo dos palestinos e que seja aceita a oferta do primeiro-ministro Netanyahu de começar nesta semana em Nova York as negociações diretas de paz. Ele está pronto para se reunir com o presidente palestino Abbas”, acrescentou o porta-voz.

Netanyahu se reunirá nesta quarta-feira com o presidente Obama por volta das 11H00 (12H00 de Brasília).

Continua após a publicidade
Publicidade