Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morre o rei George Tupou V de Tonga

Sydney (Austrália), 19 mar (EFE).- O rei George Tupou V, impulsionador da monarquia parlamentar em Tonga, morreu neste domingo em Hong Kong aos 63 anos, confirmaram fontes oficiais desse país do Pacífico Sul.

O rei, que estava em Hong Kong para tratamento médico, faleceu por causa de um câncer que lhe diagnosticaram no ano passado e sofria de diabetes, informou a rede australiana ‘ABC’.

George Tupou V será sucedido por seu irmão mais novo, o príncipe herdeiro Lavaka Ata’Ulukalala, porque o monarca não era casado.

Akilisi Poliva, um dos fundadores do movimento pró-democrático em Tonga, qualificou a reforma realizada em 2010 durante o mandato de Tupou V à Constituição como um ‘gesto importante por parte da monarquia’.

‘Vossa majestade contribuiu muito a favor das reformas políticas em Tonga’, acrescentou Poliva, segundo divulgou a ‘Rádio Austrália’.

O monarca, o quinto que leva o nome de Tupou desde a instauração da monarquia em Tonga em meados de século XIX, se tornou rei no dia 11 de setembro de 2006 após a morte de seu pai Taufa’ahau Tupou IV.

Naquele mesmo ano aconteceu uma revolta na capital do arquipélago, Nuku’alofa, promovida por grupos pró-democracia, na qual oito pessoas morreram, 700 ativistas foram detidos e muitos prédios públicos e privados incendiados.

Após sua coroação em 2008, George Tupou V anunciou que cederia progressivamente a maioria de seus poderes ao Parlamento, na qual é uma das últimas monarquias feudais do mundo e dois anos mais tarde foram realizadas as primeiras eleições legislativas.

Tonga, um arquipélago formado por 176 ilhas e ilhotas e com cerca de 104 mil habitantes, é membro da Comunidade Britânica de Nações, embora seja o único território do Pacífico Sul que evitou a colonização estrangeira. EFE