Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Morales propõe reunião da Alba em Havana

Caracas, 4 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou neste sábado que seu colega da Bolívia, Evo Morales, propôs que os países-membros da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) se reúnam em Havana para fixar postura perante a próxima Cúpula das Américas.

‘Evo (Morales) propõe que nos reunamos de novo antes da Cúpula das Américas em Havana’, disse o presidente anfitrião, sem definir datas, ao instalar a 11ª Cúpula do organismo em Caracas.

‘Perfeitamente se pode fazer uma reunião extraordinária, fixamos posição e depois viria a Cúpula das chamadas Américas’, acrescentou, em referência à 6ª Cúpula das Américas, que será realizada nos dias 14 e 15 de abril em Cartagena (Colômbia).

Chávez assinalou que a essa reunião, ‘outra vez deve vir Mr. Obama (Barack, presidente dos Estados Unidos)’ e ‘outra vez Cuba está excluída’. ‘Por quê?’, se perguntou.

Da Cúpula das Américas participam os 34 países que integram a Organização dos Estados Americanos (OEA) exceto Cuba.

A ilha caribenha foi reincorporada à OEA e ao Sistema Interamericano em 2009, em Honduras, após a suspensão que pesava contra ela ser retirada em 1962, mas Havana rejeitou se incorporar a essa organização.

A Alba é um mecanismo de integração do que fazem parte Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas, Dominica, Antígua e Barbuda. EFE