Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Monti terminará hoje rodada de consultas e preparará lista de ministros

Por Da Redação 15 nov 2011, 05h52

Roma, 15 nov (EFE).- O novo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, terminará nesta terça-feira sua rodada de consultas com reuniões com os dois maiores partidos políticos do país, o Povo da Liberdade (PDL) e o Partido Democrata (PD), além de encontros com sindicatos e empresários.

Depois está previsto que Monti apresente seu Executivo ao presidente Giorgio Napolitano.

O ex-comissário europeu, que substitui Silvio Berlusconi no cargo, declarou que pretende esgotar a atual legislatura em 2013 e que gostaria de formar um Executivo com tecnocratas e políticos das distintas formações presentes no Parlamento.

Monti começou ontem a rodada de consultas com os partidos políticos com reuniões com as formações menores e hoje continuará com o PD e o PDL, cujo apoio é fundamental para que seu Governo consiga o voto de confiança.

Enquanto o PD declarou que apoiará Monti, com o PDL o novo primeiro-ministro enfrentará alguns problemas, já que o partido de Berlusconi declarou que não quer políticos, mas técnicos no novo Executivo, assim como a realização de novas eleições em breve.

Monti também receberá hoje os secretários dos três principais sindicatos do país e da Associação Italiana de Bancos. A principal novidade, como anunciou na segunda-feira, é que também se reunirá com uma representação de jovens e associações de mulheres.

‘Temos que ter a coragem de orientar para estes dois âmbitos cruciais de nossa sociedade (mulheres e jovens) as ações da política econômica e política social do país. O que é bom para os jovens, também é bom para o país’, disse Monti.

Após as consultas, o primeiro-ministro terá que fazer a lista de ministros que apresentará a Napolitano, o que deve acontecer entre hoje e amanhã, já que o Governo espera receber o voto de confiança do Parlamento antes de sexta-feira. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade