Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moeda de ouro de 100 quilos é roubada de museu em Berlim

A hipótese atual é de que os assaltantes invadiram o museu por uma das janelas do prédio. A moeda vale 12,5 milhões de reais

Uma moeda gigante de ouro avaliada em 4 milhões de dólares (12,5 milhões de reais) foi roubada de um museu na Alemanha. O artefato que tem o rosto da rainha Elizabeth II gravado em um de seus lados foi levado do Museu Bode, em Berlim, durante a madrugada dessa segunda-feira.

A segurança do museu ainda não descobriu como os ladrões conseguiram carregar a moeda de 100 quilos para fora do local sem disparar o alarme contra roubos. Segundo o porta-voz do museu, a hipótese atual é de que os assaltantes invadiram o prédio por uma das janelas do fundo.

“A moeda era assegurada por um vidro a prova de balas dentro do prédio”, afirmou o porta-voz, Winfrid Wenzel, que se recusou a discutir as medidas de segurança do museu e o sistema de alarmes.

A moeda foi cunhada pela Royal Canadian Mint, a instituição oficial de produção de moedas no Canadá e foi destaque no Guinness Book pelo seu “incomparável” grau de pureza. A peça, de 53 centímetros de diâmetro e 3 centímetros de espessura, foi emprestada ao Museu Bode em dezembro de 2010. O museu possui uma das maiores coleções de moedas do mundo, com mais de 540.000 itens.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Francisco Martins

    É, deu “bode” …
    A propósito, será que não tinha nenhum PTba por perto?

    Curtir

  2. Valdemir Cavalcante Ferro

    …agora é só derreter…,fala serio quem em sã consciência faz um artefato pra ficar num museu, onde sua matéria prima vale ouro…, pra ser mais exato 100 quilos de ouro…

    Curtir

  3. Nilton Castro

    Não deviamm ser presos pois roubaram apenas uma moedinha.

    Curtir

  4. Marcio André Lira Sousa

    Conseguiram robar a moeda número 1 do tio patinhas,.!!!

    Curtir